6 atrações gratuitas em Gramado

Tempo de leitura: 4 minutos

Gramado, na Serra Gaúcha, é um dos destinos nacionais mais procurados pelos turistas e uma das cidades brasileiras mais bem preparadas para recebê-los durante todo o ano. A cidade conquista os visitantes pelo charme europeu, pela quantidade de atrações oferecidas e, principalmente, pela estrutura: é organizada, limpa e possui serviços da mais alta qualidade.

Apesar do clima romântico que a Serra Gaúcha proporciona, Gramado está sempre pronta para receber todos os públicos. Não é famosa por ser um destino barato, mas está longe de ser uma viagem impossível para um orçamento limitado. Duvida?

Então confira esta lista de 6 lugares gratuitos que você não pode deixar de visitar em Gramado:

6 atrações gratuitas em Gramado

1. Mirante Belvedere (Vale do Quilombo)

Do alto do Mirante Belvedere, a 850m de altitude sobre o Vale do Quilombo, uma paisagem encantadora em vários tons de verde, que “desaparecem” quando encontram o céu azul, se revela diante dos olhos.

O Vale do Quilombo é um lindo ponto turístico para ser visto tanto no verão, quando a paisagem parece se expandir pelo horizonte, quanto no inverno, momento em que o vale fica coberto pela neblina típica da serra gaúcha.

Localização: Avenida das Hortênsias, próximo da Aldeia do Papai Noel, estrada Gramado-Canela.

Horário de funcionamento: Livre

 

2. Rua Coberta

A Rua Coberta é um dos pontos mais charmosos de Gramado. Cenário de eventos e apresentações o ano inteiro, liga a avenida Borges de Medeiros à Rua Garibaldi. É uma boa alternativa para compras e gastronomia. Para quem não quer gastar muito, vale a pena conhecer e se deliciar com um saboroso café ou chocolate quente.

Durante o inverno, o público lota os cafés para saborear as delícias da estação e assistir aos shows musicais que acontecem no palco montado ao fundo do local. Em época de Natal Luz, o espaço ganha uma decoração especial, inclusive uma imensa árvore de Natal – a famosa Árvore Cantante – onde acontecem apresentações de corais.

Localização: Rua Madre Verônica, centro Gramado/RS

Horário de funcionamento: Livre. As lojas costumam ficar abertas até as 19h, algumas até as 21h. Os cafés geralmente funcionam até a meia-noite.

 

3. Lago Negro

Das opções gratuitas, essa é uma das mais conhecidas. O Lago Negro, além de proporcionar um belo visual composto pelas azaleias no inverno, hortênsias no verão e árvores alemãs importadas diretamente da Floresta Negra, rende uma boa caminhada em contato com a natureza. O passeio pode ser feito à pé ou de bicicleta.

O pedalinho também é uma opção e custa R$20 para duas pessoas.

Localização: Rua A. J. Renner, em frente a Associação Cultural Gramado e a Alameda do Artesanato

Horário de funcionamento: Livre

 

4. Museu do Perfume – Fragram

É o primeiro museu de perfumaria do Brasil e possui uma exposição de cerca de 450 frascos de clássicos da perfumaria mundial. Uma coisa interessante para fazer lá é o teste psicológico que orienta na escolha do perfume pessoal. Além disso, o visitante tem acesso a informações gerais e curiosidades sobre o mundo dos perfumes.

Localização: Av. das Hortênsias, 3662

Horário de funcionamento: diariamente das 9h às 18h

Telefone: (54) 3286-2719

Site: www.fragram.com.br

 

5. Lago Joaquina Rita Bier

Construído a pás e picaretas, possui 17 mil metros quadrados, num espaço cercado de casas de veraneio, hotéis e araucárias com mais de 70 anos. Uma pequena ilha em seu interior o deixa ainda mais bonito.

Em época de Natal Luz, o Lago Joaquina Rita Bier se transforma em cenário para a realização do espetáculo “Nativitaten”, uma surpreendente ópera a céu aberto.

Localização: Rua Leopoldo Rosenfeldt, próximo à Av. das Hortênsias, à Rótula das Bandeiras e ao Parque Mini Mundo

Horário de funcionamento: Livre

 

6. Le Jardin Parque de Lavanda

O lugar mais cheiroso de Gramado, depois do Museu do Perfume. Inspirado nos grandes parques de lavanda da Europa e dos Estados Unidos, o Le Jardin é o primeiro do tipo no Brasil.

São mais de dez mil pés de lavanda com diferentes tipos da planta. O seu óleo essencial envolve e encanta os visitantes.

Localização: Rodovia RS 115, Km 37 – Várzea Grande

Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h30 às 17h30

Telefone: (54) 3286-4280

Site: www.lavandas.com.br

Esperamos que essas dicas possam ajudar você a curtir mais e gastar menos! Quando for para Gramado, não esqueça de contar pra gente como foi a viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *